Las Grutas em Punta Ballena no Uruguai

18.09.2018

Cavernas gigantes que foram se transformando ao longo dos anos pela ação do mar. Las Grutas ficam quase ao lado de um dos pontos turísticos mais famosos do Uruguai, a Casa Pueblo. O que mais me impressionou quando fui visitar foi a estrutura para festas que construíram décadas atrás em uma das maiores cavernas, o homem como sempre interferindo nas belezas naturais.

Informações sobre o local

Com 6 metros de altura e cerca de 5 metros de largura encontramos a maior caverna de Las Grutas no Uruguai. Dos anos sessenta até o final dos anos noventa estas grutas tornaram-se uma discoteca badalada. Foram construídas estruturas como balcão e bancos de concreto e piscinas de água salgada.

Iniciaram uma restauração do local para seu estado natural após 1960. Fui com um amigo antes de visitarmos a Casa Pueblo e o cenário é realmente encantador. Dentro da maior caverna a situação é feia, sujo, mal cheiro e do lado de fora é lindo e rende lindas fotos.

Abaixo o desenho da estrutura que se tornaria o Clube do Mar Mediterrâneo nos anos 60:

Nos anos 60 o mundo fervia de novas ideias e a vontade de mudar tudo que poderia ser mudado. Um arquiteto de vanguarda admirado com o espaço fez todo o planejamento. Algo que não existia em nenhum lugar do mundo: piscinas nas rochas da praia. Em 1968 começaram o projeto com a ideia maluca de perfurar a rocha viva escavando mais de 1.600 metros cúbicos, foram 3 meses de trabalho com a ajuda de um dinamitador.

A demolição

Durante 4 anos foi um local de grande atração turística e depois o clube foi demolido. Construíram uma discoteca, uma reserva para animais feridos e mais discotecas. Nada funcionou. Virando um depósito de sucata e lixo. Em 1990 foi ordenado a limpeza da área devolvendo-se ao seu estado natural original, ou quase original.

Se visitar o Uruguai, não deixe de conhecer essa beleza da natureza cheia de intervenções do homem e histórias malucas. E você, o que acha dessa intervenção para transformar um local de beleza natural incrível em tantas construções do homem?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *