5 passeios gratuitos e seguros no Rio de Janeiro

18.07.2018

Ouvir os aplausos do pôr-do-sol no Arpoador depois de um mergulho em Ipanema. Ver as exposições no Museu do Amanhã nas terças-feiras quando a entrada é gratuita e depois seguir para a Cinelândia para uma visita guiada com amigos que estavam visitando o Rio. Acordar domingo de manhã para fazer a Trilha da Urca e contemplar a vista linda lá de cima. E um dos meus lugares favoritos que inclusive escolhi como ponto de encontro para algumas reuniões com clientes: Parque Lage no Jardim Botânico.

Estes passeios gratuitos e seguros no Rio de Janeiro são meus lugares favoritos que encontrei durante os oito anos que morei no estado do Rio de Janeiro. Para mim, são passeios que não podem faltar quando você visita a Cidade Maravilhosa. São cinco passeios que incluem cultura, aventura e tranquilidade.

Foi complicado até escolher a ordem dos locais pois todos eles são especiais de alguma forma, mas talvez pela energia boa ao ouvir os aplausos no pôr-do-sol no Arpoador coloquei ele como o primeiro da lista, pega aê essas dicas e me conte depois se valeu a pena:

1. Pôr do Sol no Arpoador

“Vago na lua deserta das Pedras do Arpoador” – Cazuza

Como já eternizou Cazuza em sua música e um de seus lugares preferidos no Rio de Janeiro coloco o Arpoador como primeiro da lista. A Pedra do Arpoador fica no final da Praia de Ipanema, sempre que ia costumava descer na estação do metrô General Osório que fica há 5 minutos do Arpoador.

Mesmo no inverno vi pessoas reunidas ali para ver o cair da noite, mas quando o céu está sem nuvens e você consegue ver o sol se pondo atrás do Morro Dois Irmãos, realmente é de tirar o fôlego. E claro, os aplausos de quem assiste completa a experiência.

Como chegar: A melhor forma realmente acho que é de metrô. Você pega a linha Laranja e desce na estação General Osório , visto que as vezes (quase sempre) é complicado estacionar em Ipanema, a menos que você pague um estacionamento. E mesmo assim, caso esteja em alta temporada, pode ser que não encontre vagas em estacionamentos pagos.

Melhor horário: O pôr do sol acontece por volta de 18h, mas lembre-se de ver antes pesquisando no google ‘horário do pôr do sol no rio de janeiro’ para ter certeza. O ideal é chegar 40 minutos antes do pôr do sol para poder andar pela Pedra do Arpoador e contemplar a vista linda. Não aconselho ficar até muito tarde no Arpoador. É bem tranquilo até o cair da noite mas depois de umas 20h, 21h poucas pessoas ficam por lá.

O que levar: Água, canga para sentar na pedra e talvez um lanchinho. O caminho é tranquilo então mesmo de sandálias você consegue caminhar tranquilamente pela Pedra do Arpoador.

2. Trilha da Urca

Esta é uma maneira de subir o Morro da Urca de forma gratuita. A forma conhecida é pagando o bondinho, poucos conhecem a trilha.Você conhece o Morro da Urca e ainda vai subindo aos poucos apreciando toda beleza da Praia Vermelha e o mar aberto ao lado direito da trilha. Para amantes de trilhas como eu o Rio é uma ótima cidade, aqui no blog eu já postei tudo sobre a Trilha do Costão de Itacoatiara que é uma das minhas preferidas. a Trilha da Urca por ser uma área militar é uma trilha bem segura, algumas outras como a Trilha do Corcovado já foi conhecida pelos assaltos. Mas nesta trilha você pode caminhar com suas câmeras e celular sem nenhuma preocupação. No início da trilha na Praia Vermelha você percebe que está entrando em área militar pois do lado esquerdo verá a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Como chegar: Uber, ônibus ou carro. Algumas vezes eu desci no metrô de Botafogo e caminhei os 2km até a Praia Vermelha a pé. Mas nas ocasiões estava com amigos e pela manhã. Se você não conhece por ali pode se perder. Existem várias linhas de ônibus que param na entrada da Praia Vermelha, se você pesquisar no Google Maps que sempre está atualizado na cidade, rápido encontrará as linhas de ônibus que saem do ponto que estiver até a Praia Vermelha. Se escolher ir de carro, lá existe estacionamento gratuito (só que não pois tem flanelinhas), mas o melhor é chegar bem cedo, umas 7h, pois normalmente está lotado.

Melhor horário: Pela manhã às 7h ou no final da tarde às 15h. Acho que esses são os melhores horários pela questão do sol forte em algumas partes da trilha.

O que levar: Água, lanchinho e roupas para trilha (confortáveis e tênis ou bota com boa aderência).

3. Parque Lage

Aos pés do Cristo Redentor bem no início do morro do Corcovado esse é um dos lugares que sempre busco quando quero tranquilidade. O que antes era um antigo engenho de açúcar agora funciona uma Escola de Artes Visuais além de contar com um amplo espaço para visitação. Eu costumava escolher o Parque Lage para fazer reuniões com clientes pois além de wi-fi gratuito no casarão ao centro existe um café com um ambiente muito agradável. Além do casarão inspirado em palácios romanos no imenso jardim que o cerca existem diversas atrações como cavernas, lagos, aquário, cachoeira e um coreto. Muitos escolhem os gramados na frente do casarão para relaxar nas tardes de domingo.

Como chegar: Localiza-se no bairro Jardim Botânico e possui estacionamento gratuito caso você vá de carro. Eu costumava pegar o metrô e depois pegar o ônibus chamado Metrô na Superfície na estação Botafogo, que é uma integração do metrô.

Melhor horário: Pela manhã ou pela tarde. Em alguns meses do ano acontecem alguns eventos e exposições que você pode conferir no site: http://eavparquelage.rj.gov.br/

O que levar: Caso você decida andar por todo jardim e fazer as trilhas o melhor é ir com uma roupa confortável.

4. Cinelândia

A Cinelândia é uma praça que fica no centro do Rio, próximo à Lapa. Existe estação do metrô e também VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que param na Cinelândia. Nesta praça você encontra as principais atrações turísticas do centro do Rio que são o Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional e o Museu de Belas Artes(pago). Fiz uma visita guiada com uma amiga em julho de 2017 gratuita na Biblioteca Nacional e conhecer a história e o prédio com arquitetura de tirar o fôlego foi um dos melhores passeios que fizemos.

Como chegar: De metrô você pode descer na estação Cinelândia. Caso vá de carro o melhor é encontrar algum estacionamento pago pelo centro pois é complicado estacionar por lá.

Melhor horário: De 10h às 16h, pois assim você evita os horários de picos do Rio.

5. Museu do Amanhã

Que obra da arquitetura! Durante os quase 2 anos que trabalhei na Gambôa fazia questão de passar em frente todas as manhãs pra contemplar o museu. É um lugar que nos faz pensar sobre o próprio Amanhã; Com exposições temporárias que trazem esta reflexão de atitudes que podem ser transformadas para que em alguns anos, décadas, séculos tenhamos um futuro melhor. Depois de visitar o museu um passeio pelo Píer Mauá onde ele está localizado fecha o passeio. No píer encontramos áreas de lazer, barracas com lembrancinhas e comidas gostosas.

Como chegar: A melhor forma é utilizando o VLT que tem uma estação chamada ‘parada dos museus’. Caso vá de carro indico pagar um estacionamento pois é complicado estacionar por ali.

Melhor horário: Às terças-feiras de 10h às 18h.

Estes são alguns dos diversos programas que você pode fazer no Rio de Janeiro. Existem muitos outros, confesso que em 8 anos morando por lá não consegui visitar e conhecer tudo que queria. Se visitar estes pontos depois não deixe de comentar, caso tenha alguma dúvida também pode deixar nos comentários logo abaixo.

Bons ventos e bom passeio pra ti pela Cidade Maravilhosa 🙂

Comentários

  1. Juliana disse:

    A utlima vez que fui no rio nao consegui ver o por do sol em ipanema mas na proxima vou ver

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *