MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

13.11.2017

Na Avenida Paulista com um dos acervos mais importantes do Hemisfério Sul e exposições que tem repercutido em muitos jornais se encontra um dos pontos turísticos e principal museu de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Mais conhecido como MASP. O próprio edifício do museu é uma obra de arte com um projeto arquitetônico inovador e radical desenvolvido por Lina Bo Bardi.

Informações sobre o local

Visitamos durante nosso tour por São Paulo em novembro de 2017 o MASP que é um dos principais ícones populares da capital paulista, o museu é uma instituição particular sem fins lucrativos fundado em 1947 por iniciativa do paraibano Assis Chateaubriand. O acervo do MASP impressiona com mais de 10 mil obras de artistas brasileiros e estrangeiros que datam desde o século 19 até os dias de hoje. Seu edifício é formado por 2 andares elevados, o térreo onde fica o vão livre e mais dois subsolos.

História

O Museu de Arte de São Paulo foi inaugurado em 1947 por Assis Chateaubriand que tinha o objetivo de criar o primeiro museu moderno do Brasil. Na época pretendia sediar o museu no Rio de Janeiro mas escolheu São Paulo pela possibilidade de arrecadar mais fundos necessários para formar a coleção. Convidou Pietro Madria Bardi que possuía experiência no assunto para auxiliá-lo na seleção das peças de alto valor.

O MASP não esteve sempre na Avenida Paulista, seus primeiros anos foram em uma sala de mil metros quadrados no segundo andar do Edifício Guilherme Guinle na rua Sete de Abril no Centro de São Paulo. Após a demolição do belvedere Trianon, tradicional ponto de encontro da elite paulistana na Avenida Paulista no final da década de 1950, encontrou-se o local perfeito para a nova sede do Museu de Arte de São Paulo. Lina Bo Bardi concebeu o projeto arquitetônico e ele foi projetado em 1958 levando 10 anos para ser concluído e foi inaugurado no dia 8 de novembro de 1968.

Espaço e acervo do MASP

No 2º andar ficam as exposições de longa duração do museu, chamada de Acervo em Transformação as obras são expostas em cavaletes de vidro projetados por Lina Bo Bardi. Possui obras que vai do séc

ulo 4 a.C aos anos 2000 com várias coleções do museu espalhadas pelo espaço livre do segundo andar.

No 1º andar ficam as exposições temporárias assim como o café e uma pequena loja do MASP. Quando visitamos vimos a exposição Histórias da Sexualidade que falo mais a respeito no vídeo no final do artigo.

No Subsolo 1 fica a recepção, a loja maior do MASP, dois auditórios, outro café e também recebe exposições temporárias.

Subsolo 2 possui exposições temporárias e abriga a MASP Biblioteca uma sala de vídeo e o MASP restaurante.

No passeio que fiz em novembro de 2017 gravei alguns destes espaços e minha experiência durante a visita e exposições, confira no vídeo abaixo:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *