Trilha do Costão de Itacoatiara, em Niterói
05.12.2017
Uma das melhores vistas da região oceânica de Niterói é sem dúvida a do Costão de Itacoatiara. Considero minha trilha preferida no Rio de Janeiro e região pois após a trilha, que não é difícil, um mergulho na Praia de Itacoatiara ao lado fecha o passeio com chave de ouro. Além do Costão de Itacoatiara o Parque Estadual da Serra da Tiririca conta com a trilha da Enseada do Bananal onde quase todo final de semana tem rapel.
Informações sobre o local
Distância
2 km ( ida e volta)
Duração
2 horas (ida e volta)
Altitude
217 metros
Nível de dificuldade
Moderado
Horário de visitação
8h às 17h
O que levar
Água não pode faltar. A trilha é curta e moderada mas a indicação é sempre ir de tênis, um lanche leve também é indicado.
Já fiz a Trilha do Costão de Itacoatiara mais de 6 vezes e indico irem num dia com céu limpo pois a vista fica melhor principalmente para as fotos. Já fui em dias nublados com nuvens tampando toda a paisagem mas não deixou de ser uma experiência incrível também.
Desde janeiro de 2017 existe controle de acesso a trilha. O máximo de visitantes por vez é 200, após isso eles fecham o portão e você só entra a medida que as pessoas forem saindo. Por isso, o melhor é ir cedo em especial nos finais de semana onde o número de visitantes é maior. O Parque colocou este controle para reduzir os impactos à natureza. É o segundo Parque Ambiental mais visitado do Rio de Janeiro ficando atrás apenas de Ilha Grande.
Percurso da trilha
A trilha começa na entrada do Parque no final da Rua das Papoulas, 222, Niterói – RJ. Os primeiros 10 à 20 minutos é uma subida íngreme dentro da mata com vegetação densa. É bem sinalizada e algumas partes contam com corrimão.
Após esta primeira subida chegamos a uma bifurcação com uma placa e alguns bancos para descansar antes de continuar a caminhada. A placa indica dois caminhos, o caminho para a Enseada do Bananal e o outro para o Costão de Itacoatiara. Após este local iniciando o caminho que leva ao Costão encontramos a parte mais íngreme da trilha. Muitas pessoas se assustam na primeira vez. Mas desde 2017 eles fizeram um caminho como uma ‘escadinha’ do lado esquerdo do início da pedra para facilitar a subida.
Após este início a pedra fica mais plana e você consegue seguir tranquilamente. Contemplando a vista do mar que vai aparecendo à esquerda e da Região Oceânica de Niterói à direita. Após cerca de 10 à 20 minutos de caminhada dependendo do seu fôlego você chegará ao topo do Costão de Itacoatiara com essa vista incrível:
Fiz um vídeo mostrando todo o percurso da Trilha do Costão de Itacoatiara e da Enseada do Bananal, confira abaixo:
Deixe seu comentário